Plantão Policial

PM faz operação em Pontal do Paraná e aborda mais de 400 pessoas durante fim de semana

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar do Paraná está fazendo ações no Litoral do estado em preparação a Operação Verão para inibir o cometimento de contravenções penais e garantir mais tranquilidade aos moradores litorâneos. Entre sexta-feira (18) e domingo (20) as equipes policiais do grupo atuaram em Pontal do Paraná, onde abordaram mais de 400 pessoas que resultaram em três encaminhamentos.

Em três dias de operação, sob comando do Chefe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e Coordenador da AIFU, major Olavo Vianei Francischett Nunes, os militares estaduais fizeram 424 abordagens a pessoas e vistoriaram 17 veículos. Também foram fiscalizados 19 estabelecimentos comerciais, mas outros 21 encontravam-se fechados. O emprego das equipes policiais resultou ainda na lavratura de 51 autos de infração de trânsito.

Segundo o major Vianei, a operação foi focada nos estabelecimentos comerciais que potencialmente podem originar ocorrências. Foram ações de cunho preventivo, orientando os comerciantes quanto ao prazo para regularizar pendências e outras questões. Também sobre a exploração do uso de som, da importância de observar a legislação ambiental, enfim, fazer com que esses locais possam oferecer produtos de qualidade e segurança aos seus clientes, principalmente na temporada de verão.

Os policiais militares fizeram patrulhamento ostensivo, incluindo abordagens, vistorias e policiamento na orla marítima. As ações visaram trazer mais segurança aos moradores e turistas nos balneários de Pontal do Paraná durante o final de semana, período de maior circulação de pessoas. Os trabalhos também fazem parte de ações de preparação para a temporada de verão.

Durante o atendimento de ocorrências, houve o encaminhamento de três pessoas. Em um desses casos, os policiais militares abordaram uma distribuidora em Praia de Leste e encontraram diversos tipos de fogos de artifício, armazenados de maneira irregular. O proprietário do estabelecimento não possuía licença para comercializar os produtos e foi encaminhado a sede do Pelotão da PM em Pontal do Paraná para as medidas cabíveis.

O trabalho da AIFU é uma prevenção para a Operação Verão, que inicia-se em dezembro, no sentido de orientar os comerciantes sobre a importância de respeitar a legislação, e também de prevenção à criminalidade por meio do policiamento ostensivo. A atuação desse grupo em situações de perturbação de sossego é essencial e influencia na repressão de outros crimes, a fim de que a temporada de verão seja mias segura para todos.

As ações devem continuar nas próximas semanas, inclusive o trabalho de inteligência que visa identificar pessoas envolvidas com tráfico de drogas, armas e outras práticas ilícitas. As operações já alcançaram diversos balneários e resultaram em encaminhamentos e apreensões de materiais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: